Por Gildo Sanches – MTB 35.907 pontodevista@odebateregional.com.br

Edição 583 de 27/10/2017

Prefeito José Luiz Rubin

O entrevistado desta edição é o Prefeito em exercício José Luiz Rubin, que tomou posse na sexta-feira, 20, após a Câmara de São Manuel afastar o prefeito Ricardo Salaro. 

Nascido em Areiópolis, filho de Mercedes e Pedro Rubin, casado com a professora Luciana Cristina Santos, pai de Carol, Karen e Samile, e avô de Guilherme, Arthur e Mayulli, Rubin é Tenente-Coronel da reserva da Polícia Militar e advogado. Na área política, já foi vereador de 2005 a 2008 pelo PR, foi candidato por duas vezes a Prefeito (2008 e 2012) e eleito Vice-Prefeito pelo PSDB em 2016, para o exercício 2017-2020.

Nesta entrevista ao Jornal O Debate o Prefeito José Luiz Rubin conta um pouco sobre como pretende administrar São Manuel, quais áreas pretende dar prioridade e confirma que dará andamento às obras que estão paralisadas. Acompanhe:


Jornal O Debate: O sr. assumiu o cargo de prefeito após a cassação do então prefeito Ricardo Salaro, com 10 meses de mandato. O cargo de vice é um cargo de expectativa. O sr. se sente preparado para esse novo cargo?

Prefeito José Luiz Rubin: Sim. Não esperava por tal acontecimento, porém, como vice-prefeito, fui empossado em 21 de outubro pela Câmara Municipal, estando preparado para administrar São Manuel, apoiado pela equipe de funcionários. 


Jornal O Debate: Quais as medidas que pretende tomar dentro dos próximos 30 dias, baseando-se nas reclamações da população?

Prefeito José Luiz Rubin: Estou dando prosseguimento ao projeto de governo, que também foi construído por mim, dando total prioridade ao sistema de saúde.


Jornal O Debate: A equipe de diretores e assessores será mantida? 

Prefeito José Luiz Rubin: Sim. Mesmo porque não podemos fazer mudanças repentinas para que não haja uma ruptura no serviço público municipal. Porém, caso o Ricardo não retorne, tomarei algumas medidas no sentido de mudanças.


Jornal O Debate: Muitas obras estão paradas em São Manuel. O sr. tem como projeto retomá-las?

Prefeito José Luiz Rubin: Sim. Vou regularizar todos os contratos, fazer as licitações e retomar todas as obras.


Jornal O Debate: Recebemos centenas de reclamações da população reincidentes: falta de medicamentos, falta de limpeza pública, iluminação pública abandonada, falta de incentivo à criação de empregos. O sr. pretende fazer estes setores funcionarem?

Prefeito José Luiz Rubin: Na Administração Pública, os primeiros meses são principalmente para se tomar conhecimento e organizar a casa para iniciar, de fato, com os projetos. E foi isso o que fizemos! A falta de medicamentos está praticamente superada com a implantação de um controle de estoque, pois esse não existia. Até o momento foi comprado mais de R$ 1.080.000,00 em medicamentos, fora a dívida que foi paga para fornecedores.

Já em relação às outras reclamações, não entendo como falta ou abandono! A população tem o direito de cobrar a Prefeitura, mas também precisa ajudar na limpeza pública, por exemplo. Eu mesmo, quando caminho pela cidade e encontro garrafa PET, latinha e papelão, pego esse material descartado, levo para casa, destinando-o para a ACAPEL.

Para a manutenção da iluminação pública, o Município conta com uma equipe composta por três funcionários. Para solucionar esta questão, lâmpadas LED foram compradas e estão sendo trocadas, as quais são mais econômicas e não queimam com tanta facilidade.

Sobre a criação de emprego, o povo de São Manuel já pode criar boas expectativas com o Distrito Industrial II, onde só falta concluir a iluminação, que já está sendo providenciada. Além disso, algumas empresas já demonstraram interesse em se instalarem. Também estamos estimulando os microempreendedores e o comércio de São Manuel com parcerias junto ao Sebrae.

Em termos de criação de empregos, São Manuel está com uma média melhor que boa parte do Estado de São Paulo. A situação do desemprego é um problema nacional e que, aos poucos, demonstra sinais de melhora.


Jornal O Debate: O reembolso do transporte escolar dos alunos que estudam fora tem sido muito debatido nos últimos dias, inclusive com a possibilidade desse benefício ser extinto ou reduzido. O que pretende fazer?

Prefeito José Luiz Rubin: O orçamento correspondente a 2018, enviado para a Câmara Municipal, destinou R$ 1 milhão para o pagamento de reembolso de transporte escolar. Ou seja, o reembolso não será extinto. O objetivo é continuar oferecendo esse benefício dentro de um critério social. Sendo que o projeto de lei será enviado para a Câmara de Vereadores.


Jornal O Debate: A atual Legislatura da Câmara de São Manuel tem se mostrado bastante atuante, mas infelizmente tentaram subjugá-la. Como o sr. pretende trabalhar com a Câmara? 

Prefeito José Luiz Rubin: Estou mantendo diálogo constante com a Câmara de Vereadores. Apesar da independência dos Poderes, há a necessidade de uma comunhão constante de relacionamento. 


Jornal O Debate: Como pretende trabalhar com o apoio de outros políticos, como deputados, senadores, etc.

Prefeito José Luiz Rubin: Vamos buscar constantes apoios junto aos deputados de nossa região, deputados amigos de vereadores e outros políticos, independente da sigla partidária.

Jornal O Debate: Quais os planos para São Manuel para 2018?

Prefeito José Luiz Rubin: Terminar as 201 casas populares da CDHU, concluir a iluminação do Distrito Industrial II, asfaltar o Distrito Industrial I, regularizar todos os contratos de obras para dar andamento e finalização, como a creche das Cohabs I e II, o Centro Integrado de Educação e o prédio da Saúde da Avenida José Horácio Melão; realizar a cobertura na quadra de esportes da escola Augusto Reis; reformar a Escola Milton Monti e a Creche de Aparecida; construir a ponte de Aparecida (Rua Padre Ronsine) e recapear ruas da cidade com verbas de emendas parlamentares. Além disso, vamos comprar dois caminhões de lixo e realizar outras melhorias de acordo com os limites orçamentários.


Jornal O Debate: Qual a principal dificuldade que o sr. acredita que enfrentará?

Prefeito José Luiz Rubin: A questão é focar na gestão do recurso que temos, buscando reduzir gastos desnecessários para concentrar nas prioridades, que são saúde e geração de emprego.

Jornal O Debate: Na sua opinião, qual hoje a maior deficiência de São Manuel e como está trabalhando para saná-la?

Prefeito José Luiz Rubin: Não diferente de outros municípios, nossas maiores deficiências são relacionadas à saúde e ao desemprego. Com relação à saúde, vamos implantar maior controle na distribuição de medicamentos acrescido de que vamos adquirir alguns medicamentos além da lista RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais).

 

Jornal O Debate: Fique à vontade para acrescentar o que quiser

Prefeito José Luiz Rubin: Como já disse anteriormente, jamais esperava por esse acontecimento, uma decisão política-administrativa da Câmara Municipal, em que o processo legal foi respeitado. Mas, como vice-prefeito, um cargo de expectativa, tenho o dever Constitucional de assumir. 

Conto com a colaboração de todos os funcionários da Prefeitura e a compreensão da população por alguns dias, até concluir este período de transição.

Central São-manuelense de Comunicação – Jornal O Debate, Rua Cel. Rodrigues Simões, 69
Centro – São Manuel – SP, Telefones (14) 3842.3637 / 3841-4459 – contato
Desenvolvimento e Hospedagem: TeraQualy