Por Benne Bassetto motivacao@odebateregional.com.br

Edição 586 de 08/12/2017

PARÁBOLA: APONTANDO O ERRO

Retirado do livro “As mais belas parábolas de todos os tempos”

Era uma vez um hotel chamado Estrela de Prata. O hoteleiro não conseguia fazer a receita cobrir as despesas, embora se esforçasse ao máximo para atrair hóspedes oferecendo um hotel confortável, um serviço cordial e preços razoáveis. Por isso, desesperado, foi consultar um sábio.

Depois de ouvi-lo contar suas dificuldades, o sábio disse:

- É muito simples. Você deve mudar o nome do hotel.

- Impossível – retrucou o hoteleiro. – Há gerações ele é Estrela de Prata, e assim é conhecido em todo o país.

- Não – disse o sábio com firmeza. – Agora você deve chamá-lo de Cinco Sinos e, na entrada, colocar uma fileira de seis sinos.

- Seis sinos? Isso é um absurdo! De que adiantaria?

- Experimente e verá – recomendou o sábio com um sorriso.

Bem, o hoteleiro experimentou, e eis o que viu: cada viajante que passava pelo hotel fazia questão de entrar para apontar o erro, acreditando que ninguém o notara.

Uma vez lá dentro, impressionavam-se com a cordialidade do serviço e ficavam para repousar, propiciando ao hoteleiro, desse modo, a fortuna que ele em vão buscara por tanto tempo.

Moral da história: Corra o risco. Se der certo, felicidade. Se não, sabedoria. Nunca tenha certeza de nada. A sabedoria começa com a dúvida.

Abraços e sucesso!!!

Bene Bassetto


O LIVRO

Parábolas são breves narrativas, às vezes dramáticas, às vezes cômicas, que possuem um contexto moral explícito ou implícito e que, além de nos apresentar um pouco da cultura de um novo povo, nos ajudam a decidir questões morais de nosso dia a dia. As mais belas parábolas de todos os tempos vol. I, 2 e 3 reúnem diversas parábolas sendo elas do Oriente e Ocidente, antigas ou atuais de diferentes estilos e contextos. As narrativas encontradas nos três volumes podem ser usadas como elemento didático para a sala de aula, em palestras ou no dia a dia.

Autor: Alexandre Rangel, editora Vozes.

Abraços e sucesso!!!

Bene Bassetto 

Central São-manuelense de Comunicação – Jornal O Debate, Rua Cel. Rodrigues Simões, 69
Centro – São Manuel – SP, Telefones (14) 3842.3637 / 3841-4459 – contato
Desenvolvimento e Hospedagem: TeraQualy