Por Benne Bassetto motivacao@odebateregional.com.br

Edição 571 de 12/05/2017

RECONHECER: UMA ATITUDE SIMPLES PARA RETER TALENTOS

As empresas que conseguem reter seus talentos, acabam tendo um grande diferencial competitivo diante de seus concorrentes trazendo muitos benefícios essenciais ao seu negócio no mundo atual de tantas turbulências.

De acordo com a Pirâmide de Maslow, criada pelo psicólogo americano Abraham Maslow, o reconhecimento é classificado com uma das necessidades psicológicas mais importantes para a motivação do ser humano. Podemos afirmar isso, observando que muitos profissionais não buscam somente gratificação financeira pelo seu trabalho, pois o salário não é motivador, a falta do dinheiro pode trazer insatisfação; entretanto, simplesmente oferecer mais dinheiro não garante a satisfação e muito menos a motivação. Se reduzirmos o salário líquido de alguém, é lógico que essa pessoa não ficará bem, mas dobrar seu salário não é garantia de que realizará um melhor trabalho. 

As pessoas buscam principalmente, reconhecimento pelas suas competências, pelo seu desempenho, dedicação e resultados eficazes. É uma pena que muitas empresas ainda não praticam tal atitude, não conseguindo reter e nem atrair profissionais excelentes.

Por não ter técnicas apropriadas para reter seus talentos, muitas empresas acabam perdendo seus melhores colaboradores para outras organizações. Desenvolver as habilidades interpessoais dos gestores nas organizações, auxilia na retenção dos colaboradores com alto nível de desempenho. Ter gestores com boas habilidades interpessoais é o mesmo que garantir um ambiente de trabalho mais agradável, o que, por sua vez, facilita a manutenção de pessoas qualificadas. Esta habilidade humana diz respeito à capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo as informações e motivando as pessoas no nível individual e grupal. Tem que saber ouvir. O gestor direto de cada colaborador está mais próximo, analisando melhor o desempenho e pode incentivar a melhorar ainda mais a performance elogiando constantemente.

Algumas atitudes simples por parte dos gestores de empresas podem trazer resultados eficazes para a retenção de talentos, como uma conversa individual com o colaborador que teve um desempenho positivo. Reconhecer seu trabalho é uma ótima atitude, pois quando os gestores reconhecem o trabalho de um colaborador com um elogio ou agradecimento, o colaborador percebe que é importante e essencial dentro do trabalho que está executando. A utilização contínua desta atitude por parte dos gestores é muito importante para a retenção de talentos. O reconhecimento do bom trabalho dos colaboradores por meio de elogios e do bom relacionamento é visto como diferencial estratégico.

O reconhecimento é fundamental para manter e dar destaque ao desempenho e dedicação do colaborador, aumentando sua autoconfiança profissional e sua autoestima, contribuindo para uma visão futura dentro da empresa.

É importante também identificar, frequentemente, pessoas com desempenho acima do esperado para retê-las na organização. Quanto mais cedo a empresa identificar as pessoas com alta performance, mais cedo alcançarão os resultados desejados.

A organização, por meio de seus gestores, que tem a preocupação de demonstrar sua gratidão e valorização pelas pessoas garante sua continuidade. 

O elogio é importante até mesmo para os relacionamentos a longo prazo e ele pode ser tão motivador quanto o dinheiro e, o melhor de tudo, é gratuito.

Abraços e sucesso!!!

Bene Bassetto

Central São-manuelense de Comunicação – Jornal O Debate, Rua Cel. Rodrigues Simões, 69
Centro – São Manuel – SP, Telefones (14) 3842.3637 / 3841-4459 – contato
Desenvolvimento e Hospedagem: TeraQualy