Edição 591 de 09/03/2018

Associação Rural amplia estrutura da CooperPrata com recursos do Governo do Estado

A cooperativa fundada em 2009, têm em sua composição 22 cooperados, com base produtiva no café.

Na manhã de sexta-feira, 02, foi inaugurada a unidade de beneficiamento e processamento via úmida de cafés da Associação Rural “Giocondo Bassetto” e da torrefação de cafés da CooperPrata – Cooperativa Prata de Cafés Especiais.

A solenidade de inauguração foi realizada na sede da cooperativa e contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, do presidente da Associação dos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica “Associação Rural Giocondo Bassetto” e da CooperPrata, Luis Carlos Josepetti Bassetto (Japão), do prefeito José Luiz Rubin, do diretor da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) João Brunelli Júnior, do diretor regional da CATI de Botucatu, Ricardo Chiarelli e do vereador Paulo Zapparolli, Anizio Pete e Silvio Franco, representando a Câmara Municipal de São Manuel

Durante a solenidade, o prefeito José Luiz Rubin parabenizou as organizações pelas conquistas e colocou o município a disposição para contribuir com o seu crescimento. Posteriormente, o presidente da Associação e da CooperPrata, Japão Bassetto, fez um discurso emocionado relembrando o início da associação e das dificuldades que enfrentaram e que acarretaram no desenvolvimento que a mesma vem apresentando. 

Por fim, o Secretário Arnaldo Jardim se mostrou satisfeito com os resultados obtidos pelas organizações e após receber ofício com pedido do recurso pelo prefeito durante o evento o Secretário anunciou a liberação de R$ 400 mil para a recuperação de estradas rurais da cidade.

A partir de agora, os cooperados irão classificar, preparar e moer os grãos, vendendo parte de suas produções como café torrado e moído, obtendo um lucro muito maior por quilo de café produzido.

ARGB – Associação Rural “Giocondo Bassetto”

A Associação, que foi fundada em 25 de fevereiro de 2004 possuindo apenas 13 associados, hoje conta com 94 associados sendo a maioria deles moradores ou antigos moradores do bairro Boa Vista. Esta tem como seu maior objetivo a organização das atividades agrícolas dos associados e da comunidade rural em geral. 

CooperPrata – Cooperativa Prata de Cafés Especiais

A cooperativa foi fundada em 09 de outubro de 2009, têm em sua composição 22 cooperados, com base produtiva no café. Sua produção é de 5 mil sacas de café ao ano e possui o selo internacional fair trade, que significa comércio justo.

Central São-manuelense de Comunicação – Jornal O Debate, Rua Cel. Rodrigues Simões, 69
Centro – São Manuel – SP, Telefones (14) 3842.3637 / 3841-4459 – contato
Desenvolvimento e Hospedagem: TeraQualy